29 jul

Fala Sério? Mitos e Verdades sobre o Pilates

Fala Serio

O tira dúvidas da clínica Ergodinâmica de hoje é sobre o Pilates, ainda existem muitas dúvidas sobre meu exercício queridinho!

20140728-234409-85449844.jpg

O Pilates é exercício físico?
Ao contrário do que alguns pensam, o Pilates é um método de condicionamento físico que integra o corpo e a mente, ampliando a capacidade de movimentos, aumentando o controle, a força, o equilíbrio muscular e a consciência corporal. É um sistema de exercícios que possibilita maior integração do individuo no seu dia-a-dia.

O Pilates emagrece?
O Pilates é uma atividade anaeróbia, porém em uma aula o praticante pode queimar 250 a 350 calorias e por isso ajuda na diminuição de peso; é claro que deve ser associado a alimentação equilibrada e realização de atividades aeróbicas. Outro ponto interessante é a redução das gordurinhas localizadas já que o Pilates tonifica os músculos, principalmente o abdômen, região lombar e as glúteos.

O Pilates melhora a flexibilidade?
Um estudo realizado em 2010 mostrou que um grupo de pessoas com idade entre 40 e 50 anos, com classificação média em flexibilidade, passaram a ter classificação bom após a prática de Pilates.

O Pilates melhora a lombalgia (dor na coluna lombar)?
A lombalgia é a dor localizada na região lombar, que pode ser aguda, resultado de alguma injúria tecidual, ou crônica, quando já não tem a função de alerta do organismo frente a uma lesão e já está presente a mais de 03 meses. A sua origem está relacionada com distúrbio mecânico crônico, relacionados aos esforços excessivos, má postura, alterações funcionais ou em decorrência a um movimento brusco da coluna.
O Método Pilates trabalha o corpo como um todo, corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva. Estudos realizados com mulheres com lombalgia crônica concluíram que a prática do Pilates chega a diminuir 80% nos níveis da lombalgia crônica das participantes.

O Pilates melhora a qualidade de vida?
Em 2011, uma pesquisa avaliou pessoas após três meses e após seis meses de prática dos exercícios do método e observou diferenças significantes na Capacidade Funcional, Limitação por Aspectos Físicos, Dor, Estado Geral de Saúde, Vitalidade, Aspectos Sociais e Saúde Mental.
A vantagem do método pilates está no fato de ser um sistema que atende à realidade de praticantes de qualquer idade, sexo ou nível de aptidão, dando bons resultados se a pessoa for um completo iniciante, um amador de exercícios físicos ou mesmo um atleta profissional.

20140728-235247-85967292.jpg

Entre em contato com a gente!

ErgoDinâmica Qualidade de Vida

Rua Cândido Carneiro, 151 – Vila Bom Jesus
(17) 33011033 / (17) 30225082
clinica@ergodinamica.com.br

Comente