02 jul

Não se contente apenas com os números da balança – Por Fernanda Uliana

bio

Conhecida por todos, aliada de alguns e inimiga de muitos, apesar dos seus números reais e precisos, o resultado mostrado pela balança tradicional nem sempre é a melhor maneira de saber se o seu peso está saudável.

Isso porque, o nosso corpo é composto, entre outras coisas, por água, músculos e gordura. E a nossa saúde e boa forma depende do equilíbrio entre eles. Por isso, não basta controlar o peso ou o Índice de Massa Corporal (IMC). Precisamos conhecer a nossa composição corporal e melhorá-la quando necessário.

A melhor e mais moderna tecnologia para isso é o exame de bioimpedância. Trata-se de um método altamente preciso de análise da composição corporal. De maneira rápida, indolor e não invasiva, o exame calcula, além do peso, a gordura corporal, a quantidade de massa muscular, a quantidade de água corporal e o mais importante, a taxa metabólica basal, que é a quantidade de energia que o corpo gasta durante 24 horas em repouso. E pra completar, o exame traz detalhada a quantidade de massa muscular e gordura em cada parte do corpo, ou seja, em cada braço, em cada perna e tronco. Dá pra saber como está a distribuição de músculos e gordura pelo corpo, ótimo para direcionar melhor o seu exercício físico.

O conhecimento sobre a taxa metabólica basal é muito importante porque cada organismo tem um metabolismo diferente e isso interfere no planejamento da alimentação, por exemplo. Além disso, este exame é importante para acompanhar a perda de gordura e o ganho de massa muscular, por isso, é cada vez mais famoso e procurado pelos atletas e praticantes de academia, com destaque para a musculação.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as pessoas devem realizar o exame de bioimpedância no mínimo uma vez por ano, pois ele fornece antecipadamente uma diretriz se a pessoa está saudável ou se pode apresentar algum prejuízo decorrente da composição corporal inadequada no futuro. E você, já fez o seu exame?

ExameBioimpedância

Aqui no meu consultório eu ofereço o exame de bioimpedância que tem como diferencial o resultado total e segmentado (de cada membro e tronco). O exame dispara uma corrente elétrica no organismo imperceptível e através dela é feita toda a avaliação corporal. O resultado sai na hora, onde estão as informações colhidas, as referências e as recomendações.

Agende seu horário e conheça melhor a sua composição corporal: 17-3033.5031

Comente