09 out

Você Conhece? Cristóbal Balenciaga

Voce Conhece

Cristóbal Balenciaga, (Espanha, 21 de Janeiro de 1895 – 24 de Março de 1972)

“Não acrescente detalhes inúteis a um vestido. Não coloque uma flor simplesmente porque você tem vontade de fazê-lo, mas para indicar o centro da cintura, o ponto final de um desenho.”

Balenciaga

Filho de pescador e costureira, aos 12 anos começou a frequentar ateliês de alfaiates madrileños e aprendeu alfaiataria. Em 1919 abriu sua primeira boutique em San Sebastian, mas foi obrigado a fechar devido a guerra civil espanhola e foi em 1937, em Paris, que abriu sua primeira loja e se tornou um estilista reconhecido e reverenciado por criar roupas esculturais! Cristóbal foi considerado “o criador da alta costura” por Givenchy, “o mais genial” por Saint Laurent, um maestro absoluto por Nicolas Ghesquière. Givenchy e Oscar de la Renta foram seus alunos e colaboradores e Coco Chanel e Dior seus colegas e admiradores!

Em 1951, ele transformou totalmente a silhueta feminina alargando os ombros e removendo a cintura de suas criações e em 1955, desenhou o vestido de túnica, que, mais tarde, virou o famoso vestido chemise. Em 1959, seu trabalho se tornou um verdadeiro império, com vestidos de cintura alta e casacos cortados como quimonos. Até o fim do ano, a casa de moda Balenciaga ficou durante 15 anos sob a direção criativa de Nicolas Ghesquière. Quem assumiu foi o queridinho Alexander Wang, formado na Parsons Design School que divide a Balenciaga com sua própria marca em NY!

Comente