09 mai

Motivos para manter um peso saudável – Por Fernanda Uliana

Oi gente! Tudo bem com vocês?

Muita gente está acima do peso considerado saudável e não se preocupa com isso porque não tem nenhum problema de saúde. Ainda não! O excesso de peso nunca vem sozinho… Ele pode trazer dislipidemia (alterações no perfil de gorduras sanguíneas), hipertensão ou outras doenças cardiovasculares (são as doenças que mais matam no mundo atualmente), diabetes e várias outras alterações. É questão de tempo! E mesmo pra quem está só um pouco acima do peso essas alterações podem ocorrer sim, porém são mais discretas.

Mas esses prejuízos do excesso de peso não param por aí! Tem muito mais coisa envolvida. Veja o tanto que você ganha ao eliminar o excesso de peso:

Perder excesso de peso

Pra quem tem enxaqueca ou depressão por exemplo, manter um peso saudável é um ótimo começo para o tratamento.

Quer saber se você está acima do peso? Faça o seu IMC (índice de massa corpórea).

IMC = peso  / altura² (utilizar altura em metros)

Se o IMC der entre 18,5 e 24,9, está com o peso adequado. Se der entre 25 e 29,9, é classificado como sobrepeso, e acima de 30 como obesidade.

Caso você esteja com excesso de peso, procure a ajuda de um nutricionista, que é o profissional mais capacitado para adequar a sua alimentação. Não faça dietas da moda ou dietas que deram certo com outra pessoa. O planejamento alimentar deve ser individualizado!

Cuide-se o quanto antes! O seu futuro depende da sua saúde.

Beijos, Dra. Fernanda.

Comente