31 jan

Aprenda a selecionar as melhores frutas – Por Fernanda Uliana

Oi gente!! Como vocês estão?
Hoje vou escrever sobre um tema aparentemente muito simples, mas que muita gente passa sufoco quando o assunto é comprar frutas boas e doces. Quem mora sozinho e faz as suas próprias compras no supermercado, sabe bem do que eu estou falando.

frutas

Acabe com o dilema e veja como escolher as melhores frutas:

1. Abacaxi: puxe algumas folhas da coroa. Se saírem muito facilmente, o abacaxi já está passado. Se estiverem firmes, apalpe a parte debaixo da fruta. Se estiver macia, é porque o abacaxi está doce.

2. Banana: nunca compre bananas com a casca rompida ou com muitas manchas pretas. Prefira bananas com a parte superior da penca levemente esverdeada. A fruta passa do ponto muito rápido.

3. Caqui: A casca deve estar entre as cores laranja e vermelho. Prefira caquis sem rachaduras, sem estar batido ou muito mole. Lave a fruta somente antes de consumir, senão estraga mais rapidamente.

4. Laranja e limão: evite os que tem a casca esponjosa. Prefira a casca lisa e brilhosa, pois terá mais suco. Apalpe a fruta, ela deve estar firme, sem batidas ou partes amolecidas.

5. Maçã: deve estar perfumada, firme, casca lisa e brilhante. Evite as batidas ou com alguma mancha escura. Quando a casca começa a enrugar é porque a fruta já está muito velha.

6. Mamão: eles amadurecem super rápido. Compre com a casca ainda verde, lisa, sem batidas, manchas ou partes amolecidas. Quando a casca amarelar é porque a fruta já está boa para consumo.

7. Manga: evite comprar frutas muito maduras, moles ou meladas. Já estarão passando do ponto. Prefira as com a casca lisa e de consistência firme.

8. Maracujá: quanto mais enrugado, melhor, estará mais doce. Sinta o peso da fruta e compare com outras. Quanto mais pesada, mais polpa terá.

9. Melão: a casca deve estar lisa e sem manchas ou batidas. Apalpe a parte debaixo da fruta, que deve estar macia e com cheiro adocicado.

10. Mexerica: as mais doces devem estar levemente soltas da casca quando balançar a fruta.

11. Morango: olhe toda a caixinha, inclusive a parte inferior, que não deve ter líquido acumulado. Evite comprar a caixinha se houver alguma unidade mofada ou quando os morangos estão batidos. Prefira os morangos bem vermelhinhos e brilhantes.

12. Pera: prefira comprar a fruta ainda verde, com a casca brilhosa. Evite as batidas ou com manchas escuras.

13. Pinha: assim como o mamão, amadurece muito rápido. Compre a fruta levemente verde, firme, sem amassados ou rachaduras na parte superior próximo ao cabinho.

14. Uva: chacoalhe o cacho. Se caírem algumas, é porque a fruta está começando a passar do ponto. Prefira os cachos firmes e sem uvas esmagadas ou muchas.

As frutas são muito sensíveis e não tem longo prazo de duração. Não exagere na quantidade para não haver desperdício. Compre uma quantidade pequena, e quando acabar, compre mais frutas fresquinhas e aproveite o melhor sabor delas!

Beijos, Dra. Fernanda

Comente