22 out

A influência da alimentação no combate da celulite – Por Fernanda Uliana

Oi gente!
Já pensando no verão que está chegando, hoje vou falar sobre celulite, um mal que aflige a maioria das mulheres e alguns homens. O termo “celulite” é usado erroneamente pois significa inflamação das células. O correto é “lipodistrofia ginóide”, mas como o termo celulite é mais conhecido, vou utilizá-lo nesta matéria.
A celulite é uma alteração estética na pele que envolve alteração da permeabilidade dos vasos sanguíneos e dos vasos linfáticos, comprometendo a boa nutrição das células de gordura e gerando retenção de líquido. O resultado é um efeito de casca de laranja na pele, que dependendo do grau, pode até causar fibrose e dor. Perceberam que os homens quase não têm celulite? Nós mulheres temos mais por conta da composição corpórea e hormônios femininos.
Alguns fatores que pioram a celulite: sedentarismo, tabagismo, intestino preso, problemas de circulação sanguínea ou do sistema linfático, excesso de peso e desequilíbrio hormonal. Então para combatermos esse mal, precisamos cuidar de cada fator citado.

20121019-190318

Nutricionalmente falando, o primeiro passo para combater a celulite é beber água. Alimentos como farelo de trigo, grãos integrais, aveia, soja, linhaça, vegetais com folhas verde escuro, mamão, abacaxi, suco de uva integral, leite fermentado e iogurte com probióticos (aquelas bactérias boas para o intestino), de alguma maneira interferem e melhoram o aspecto de casca de laranja. Mas esses alimentos só tem efeito positivo na celulite se você tiver uma alimentação saudável e equilibrada.
Alguns alimentos que você deve evitar pois pioram a celulite: alimentos refinados como arroz polido (aquele arroz branco usado no dia a dia), farinha de trigo branca e alimentos que a contém (pão branco, bolo, biscoitos etc), alimentos gordurosos, excesso de carboidratos (aí entra o refrigerante não dietético, que contém muito açúcar, que é um carboidrato), alto consumo de açúcar branco e sódio. Prefira os alimentos integrais, evite alimentos gordurosos, utilize o mínimo possível de açúcar e reduza o consumo de sódio (veja como reduzir isso no post anterior).

20121019-190400

Se você sofre com a celulite, comece já a se cuidar. Devemos priorizar hábitos alimentares mais saudáveis, prática regular de exercício físico e não fumar. E não esqueça da drenagem linfática, ela ajuda bastante!

celulite

Beijos, Dra. Fernanda

Comente