12 set

As Alianças e seu Significado Histórico – Por Fernanda Marques

O post de hoje é sobre o uso da aliança. Não dá pra negar que as alianças são o símbolo do casamento e que elas significam a união entre os noivos. Mas, por que usamos no dedo anelar da mão esquerda?

Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia que estava diretamente ligada ao coração, costume carregado culturalmente até os dias atuais. Legal né?!

Escolher o modelo e estilo das alianças, hoje em dia, é uma delicia, pois há diversas opções, desde as mais tradicionais até as mais moderninhas.

E por essa infinidade de modelos, surge a dúvida:

A sua aliança precisa ser a mesma que a dele?

Não! Elas não precisam ser necessariamente iguais, você pode ter um gosto e seu marido preferir outra, mas acredito que as duas tem que ter pelo menos o mesmo estilo, combinarem entre si. Seria ao menos “diferente” você com uma aliança fina, redonda e com brilhantes, e a dele, ser grossa, fosca e com friso em ouro branco, não acham?!

Como usar anel/aliança de noivado?

Anel de Noivado apenas para a noiva

É muito comum na Inglaterra e no EUA, na hora do pedido de casamento, o noivo presenteia a noiva com um anel de brilhantes. Há homens que não querem usar a aliança durante o noivado e há mulheres que preferem usar só o anel de brilhantes antes da aliança. Neste caso colocamos o anel de noivado na mão direita, mas também existem países em que a noiva usa o anel na mão esquerda enquanto não recebe a aliança e depois de recebê-la, coloca-se o anel na mão direita para colocar a aliança na mão esquerda. É tudo uma questão de costume!

anel-de-noivado

Casal que usa a Aliança de Noivado

É o mais comum aqui no Brasil. O casal compra aliança de noivado, que serão as mesmas a serem usadas no casamento. Durante o noivado usa-se no dedo anular da mão direita, e após o casamento passa-se a usar no dedo anular da mão esquerda. Dica: um tempinho antes do casamento fica a cargo do noivo, levar as alianças na joalheira para polir e ficarem brilhantes e lindas para as fotos da cerimônia, e para gravar a data do casamento dentro.

Noiva que usa Anel de Noivado e mais a Aliança

As alianças continuam na mão direita dos noivos e o anel de brilhantes pode ser usado na mão esquerda, seguindo as tendências dos países e dos costumes, mas aqui há uma forte tendência de usar o anel de noivado junto com a aliança de casamento, alterando apenas as mãos.

Durante a festa de casamento, deve passar o anel de brilhantes para a mão direita, deixando apenas a aliança na mão esquerda, mais como não há uma regra para isso, muitas noivas optam em usar as duas juntas mesmo no dia da festa. O mais importante é que o sonho das noivas seja realizado!

Gostaram da curiosidade?

Beijo Beijo Fer!

Fonte: Wikipédia e Noivas Online.

Comente